segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Herbert Richers: Luto

Neste fim de semana fui pego por uma triste notícia, a morte de um dos maiores produtores do mundo, meu xará Herbert Richers. Impossível não falar de filmes dublados sem lembrar daquele clássico: "Versão Brasileira Herbert Richers".
Na década de 50, fundou sua empresa de distribuição de filmes, a Herbert Richers S.A., distribuidora de filmes (nas décadas de 60 e 70) e de dublagens (atualmente).
Depois de uma viagem aos Estados Unidos, trouxe a idéia e a prática de começar a fazer dublagens e legendas para filmes de outros países, atividade que coincidiu com propagação da tv pelo Brasil


Aos 86 anos ele deixa o seu legado, uma produtora responsável por 70% da dublagem de filmes dos cinemas nacionais.
Sempre admirei seu trabalho, seu empenho e esforço de fazer a sua arte ser reconhecida pelo mundo, e de alguma forma tentava me inspirar nele. Me sinto desolado e questiono porque não morrem aqueles vermes sangue-sugas de Brasília? Porque desfalecem os talentos que realmente engrandecem o nome desse país?
Quando alguém me conhece, sempre tem esse trocadilho com meus xarás:
- E aí Herbert Richers!
- Como vai Herbert Vianna!
É mais que um elogio ser comparado a essas feras.
A você Herbert, meu desejo de descanso e paz eternos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário